A Importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
RESUMO
Este artigo pretende destacar a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança, tem como finalidade mostrar o que ela exerce sob seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo, despertar desde cedo o prazer pela leitura e desenvolver na criança o entender do mundo, onde ela consegue resolver melhor os problemas usando o imaginário e transportando para a vida real, sendo a infância a fase em que a criança apresenta o mais significativo desenvolvimento do conhecimento e através de vivências do grupo, procuramos avaliar esse desenvolvimento da criança , sua relação com a literatura e a forma que vem sendo trabalhada em sala de aula pelos professores.Usaremos como metodologia nossas vivências nos estágios, pesquisas através de livros e sites relacionados ao assunto, entrevistas com professores, coordenadores, gestores e pais de alunos para podermos assim chegar a uma conclusão, aprimorando o nosso conhecimento para podermos trabalhar com as crianças.
Palavras- chave: Literatura, desenvolvimento, prazer, leitura, criança.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança.
No Capítulo 1, descreveremos a história da Literatura Infantil que começou no século XVIII, onde a criança passa a ser vista como criança, e não mais como adulta. No início as crianças nobres liam clássicos e as pobres lendas e contos folclóricos.
No Capítulo 2 discutiremos sobre o surgimento das primeiras Literaturas Infantis e seus autores. No mundo, os primeiros livros direcionados para o público infantil foram: Charles Perrault, La Fontaine, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen. No Brasil, o primeiro escritor foi Monteiro Lobato.
Na década de 1970, aconteceu a explosão da literatura infantil, no Brasil, aí surgiram vários autores, como: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Ligia Bonjunga Nunes, entre