A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
Sheila Anaysa Jacinto Vieira
Professo-Tutor Genésio Adolfo da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso LED 0092 – Prática do Módulo
17/10/2011
RESUMO
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é dever de todos, principalmente do professor, pois ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Crianças que têm professores leitores como exemplo e parceiros de leitura, sentem prazer em ler e não consideram a leitura uma obrigação. Portanto, a chave para o sucesso da leitura está na presença dos pais, em desde muito cedo lerem ou contarem histórias para seus filhos, professores que os estimulem desde os primeiros anos da vida escolar, já na educação infantil. Desse modo, a criança pensará na leitura como algo prazeroso a ser cultivado durante toda a vida.
Palavras chaves: Contação de histórias, Literatura infantil, Leitura, Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
O estudo realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua