Pragas virtuais nas empresas
1. AS PRAGAS VIRTUAIS: VÍRUS, WORMS, HOAXES, CAVALOS DE TRÓIA, ETC.
Existem milhares de vírus e programas maliciosos diferentes que podem danificar o computador ou torná-lo mais lento. Geralmente, esses programas são:
Hoax - Um email que normalmente afirma que algo está prejudicando o computador, mas isso não é verdade. Alguns hoaxes (trotes) pedem ao leitor do email para executar algum processo prejudicial, como excluir um arquivo importante. A maioria dos hoaxes são espalhados por pessoas que não sabem que o email é um hoax e esperam alertar outras pessoas sobre um vírus potencial.
Phishing - Métodos usados para tentar fazer com que as pessoas naveguem em sites maliciosos na Internet. Quando uma pessoa visita o site, o navegador da Internet tenta ler códigos mal-formados na página e induz uma abertura de segurança ou a própria página da Web foi desenvolvida para parecer com outra página popular (para coletar informações sobre cartões de crédito ou outras informações pessoais).
Vulnerabilidade de segurança - Um ponto fraco no software que permite atividades indesejadas dentro do sistema operacional.
Trojan ou Cavalo de Tróia - Um software geralmente criado para deixar um computador menos seguro. O software geralmente aparenta ser um arquivo útil que as pessoas desejariam abrir. Geralmente, o efeito destrutivo de um trojan (cavalo de Tróia) é desencadeado quando o arquivo é aberto, com resultados devastadores. Os trojans são usados, na maior parte das vezes, para criar backdoors (programas que permitem acesso externo a uma rede segura). Os trojans freqüentemente chegam como anexos de email ou por meio de vulnerabilidades de segurança durante a navegação na Internet.
Vírus - Um programa que se copia em outro programa, espaços ocultos de uma unidade ou itens compatíveis com scripts. A maioria dos vírus só faz cópias deles próprios, enquanto uma minoria desencadeia efeito destrutivo -