A importância da linguagem para o desenvolvimento humano
A linguagem permite que o ser humano crie interações com outros de sua espécie. É ela que nos permite entender e colaborar com mundo, pois, se não entendermos o que está a nossa volta, não poderemos colaborar com ele. No caso das crianças, a linguagem permite a chance de interagir e aprender, a linguagem é o meio de compreensão e de aprendizado do mundo. É de primordial importância a linguagem para o ser humano, quando privado dela, não poderá compreender o mundo a sua volta e fazer as conexões necessárias para o seu desenvolvimento.
Concepções históricas sobre a surdez.
No decorrer da história humana, a surdez era considerada algo inferior e o indivíduo que a possuía não poderia se desenvolver tal qual outras pessoas. Durante vários séculos se achou que todos os processos envolvidos na aprendizagem ocorressem através da audição e que a linguagem de sinais era uma forma inferior de comunicação composta de um vocabulário limitado de sinais equivalentes à mera gesticulação mímica e pantomima que não tinha nenhum valor. Por isso, houve épocas na historia humana que a igreja tentou “resgatar os sinais” dos surdos, acreditando que eles não teriam direito a salvação, a igreja acreditava que a fé provinha de ouvir a palavra de cristo e, por isso, tentavam conseguir a salvação para essas pessoas. Atualmente já se sabe que muito do que foi afirmado anteriormente é considerado um equivoco incerto e que as pessoas surdas podem e se desenvolvem normalmente com o auxilio da linguagem de sinais.
Ascensão e queda do Oralismo.
Existiam dois métodos de ensino de surdos: o método Frances de l’epée, que se baseava em um sistema artificial de sinais, e o método alemão de Heinicke, que enfatizava o uso da Oralidade. O método da Oralidade se tornou dominante depois de um congresso em Milão em 1880 e o ensino para os surdos tornou-se apenas ensina-los a utilizar a linguagem oral. Esse método fez com que a linguagem de sinais