A Importância da Linguagem no Desenvolvimento do Ser Humano
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia, foi proposto ao grupo um conjunto de temas, tendo sido escolhido o desenvolvimento da linguagem. Assim, os objectivos deste trabalho são perceber qual a importância da linguagem para o desenvolvimento do ser humano, que competências inatas possui o recém-nascido para adquirir e desenvolver capacidades linguísticas e que factores cooperam entre si e contribuem para a aquisição da linguagem. Especificamente, pretendemos descrever a importância da linguagem para o desenvolvimento, partindo da importância da comunicação entre a mãe e o bebé que estimula as suas estruturas inatas. Neste sentido, de forma a cumprir estes objectivos, recorremos a livros e sites de internet.
Este tema é particularmente pertinente, pois se não forem estudados os factores que conduzem à linguagem, não seria possível perceber de que forma a comunicação entre a mãe e o bebé se torna tão importante ao longo do seu desenvolvimento. Mais ainda, com o estudo dos factores que conduzem a um bom desenvolvimento da linguagem, é possível conhecer qual a melhor forma de estimular o bebé, na fase da sua aquisição e, do mesmo modo, talvez evitar alguns factores que provoquem um atraso no seu desenvolvimento.
Conceito de Linguagem
No termo científico, linguagem é a capacidade a que todos os seres humanos, sem qualquer tipo de anomalia, são dotados. A linguagem designa por isso um sistema organizado de símbolos, complexo, extenso e com propriedades particulares, desempenhando uma função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, transmitindo um determinado sentido ou significado e permitindo ao homem comunicar as suas experiências e transmitir os seus saberes. Deste modo, pode dizer-se que a linguagem é um sistema de troca de informações. Mais ainda, a linguagem desempenha outras funções, entre as quais a apelativa, expressiva, descritiva, estética, argumentativa e