Previsão de Vendas
Para uma melhor compreensão do significado da palavra previsão, vamos conceituá-la:
Previsão: Processo metodológico para determinação de dados futuros baseado em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida.
Previsão de vendas:
A previsão de vendas é importante para utilizar as ferramentas de maneira eficaz e eficiente, para fazer a reposição dos materiais na quantidade e no momento certo, e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas.
E para que se possa fazer uma revisão de vendas adequada deve-se ter informações a respeito da demanda do produto. Os padrões de demandas mais comuns são:
Média, em que as flutuações da demanda estão em torno de um valor constante.
Tendência linear, em que a demanda cresce ou decresce linearmente.
Tendência não linear, em que a demanda cresce ou decresce não linearmente, conforme uma equação do 2º grau, por exemplo.
Estacional (sazonal), em que a demanda cresce ou decresce, em certos períodos, por exemplo, um dia de semana, do mês, ou em meses específicos do ano.
A figura abaixo ilustra cada um desses tipos de demanda.
Seleção do modelo de previsão
Para selecionar o modelo de previsão que melhor e ajusta aos dados podem ser utilizados diferentes métodos, quais sejam (Vejam exemplo a tabela abaixo)
Soma calculada dos erros da previsão (SAE)
Erro quadrado médio (EQM)
Desvio padrão (DP)
Média da soma dos erros absolutos (MSEA)
Entende-se como erro (E) a diferença entre o valor real (V) e a previsão (P): E = V – P.
Para determinar a previsão de um produto, foi utilizado um modelo de previsão que forneceu o resultado da tabela abaixo. Calcular os critérios SAE, EQM, DP e MSEA.
Mês
Valor Real
Previsão
Erro
Erro ao Quadrado
Erro Absoluto
1
200
225
-25
625
25
2
240
220
20
400
20
3
270
290
-20
400
20
4
230
250