A psicologia como o Estudo das Interações
A psicologia como o Estudo das Interações
• Resumo Critico
A definição de Psicologia tem variado no tempo e de acordo com as características de seus autores. Problemas surgidos no âmbito da filosofia ou da ciência refletem-se em varias dessas definições.
• A palavra Psicologia deriva de duas palavras Gregas, “psyche” e “logos”, que traduzidas significam o estudo da alma, e posteriomente o estudo da mente. Define Psicologia como a ciência que estuda os processos comportamentais e mentais.
• O significado da Psicologia.
• Quando dizemos comportamento, surgem duas idéias - comportamentos fechados e comportamentos abertos. Os comportamentos abertos são aqueles que são visíveis a todos: Ex: Forma de vestir, a maneira de falar, de comer, a cor do cabelo, ECT... Os comportamentos fechados são aqueles que não são visíveis a olho nu.
Ex: a raiva, ciúme, pena, bondade, felicidade, tristeza.
1 Quando se fala em processos mentais, de igual forma, aparecem duas idéias - processo mental consciente e processo mental inconsciente.
1. Os processos mentais conscientes são processos dos quais nos damos conta.
2. Os processos inconscientes são aqueles dos quais não nos damos conta.
• Comportamento e Interação
A Psicologia estuda interações de organismo, vistos como um todo, com seu meio ambiente (Harzen & Miles, 1978). A Psicologia se ocupa fundamentalmente do homem, ainda que para entendê-lo, tenha que recorrer ao estudo do comportamento de outras espécies animais (Keller & Schoenfeld, 1950).
As interações organismo-ambiente são tais que podem ser vistas como um continuum no qual a passagem da Psicologia para a Biologia ou para as Ciências Sociais é muitas vezes questão de convenciona-se limites ou de não se preocupar muito com eles. Nessa caracterização da Psicologia, o homem é visto como parte da natureza. Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez,