MAGNA RESENHA 1
João Claudio Todorov
O artigo de Todorov é bastante claro e permite um fácil entendimento do conteúdo e da matéria estudada, deixa bem específico os conceitos utilizados, as observações de comportamento, os conceitos de organismo-ambiente, os conceitos de estímulo e resposta, contingências, relações funcionais e as interações do homem, dos organismos já que são vistos como um todo em seu meio ambiente.
Diante desse leque de informações e aplicações que a psicologia proporciona necessita-se de saber historicamente a psicologia e o seu significado, uma vez que para diversos pesquisadores e estudiosos da área permite-se um significado ao qual se necessita de uma explicação enquanto ciência. É fundamentalmente importante e tende-se a necessidade de descrever a fragmentação que ocorre na psicologia em outras áreas de estudos, o que são muito importantes para analises de diferentes conceitos e aplicações em diversos campos de pesquisas e estudos e complementos de outras espécies animais.
Sabe-se que a psicologia exerce forte influência sobre outras ciências e por intermédio destas tambémse deixa influenciar, levando em consideração essa afirmativa a psicologia também se ocupa da área social, surgindo assim à psicologia social que permite estudar as interações organismo-ambiente.
Recebe também uma grande identificação com a Biologia e outras ciências sociais, como a Sociologia e a Antropologia que estudam o indivíduo e a sociedade, podendo assim fazer desta uma interligação entre as pessoas e o meio social, permitindo assim observar as modificações entre ambas às partes.
Um conceito que se refere no artigo de Todorov em relação ao ambiente interno histórico e que se pode fazer uma análise em relação às obras de Freud e a Psicanálise quando se é identificado e explicado as interações organismo-ambiente aos quais as orientações teóricas da psicologia consistem em uma história passada, para que se possa eventualmente de