034044531414

873 palavras 4 páginas
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s). Não marcadaMarcar questão
Texto da questão (...) Crianças em porões, em garagens, em salas acanhadas comportando normalmente apenas a terça parte dos alunos nela amontoados, salas de prédios novos com a lotação quase dobrada, três, quatro, e até seis períodos de aulas (...) ausência de ar e luz, e pátios de recreação (...) dezenas de milhares de crianças, mal nutridas, percorrendo às vezes distâncias enormes, de alguns quilômetros, para serem alojadas em pardieiros (...) classes com 50 e até 60 alunos (...). (Comissão Executiva, 1992, p.36 e 37) Este trecho citado acima caracteriza uma época em que a educação no Estado de São Paulo, na década de 20, estava sob uma condição de precariedade, não havia ainda um sistema organizado de educação pública como é hoje a rede de ensino controlada pelo Ministério da Educação. Abriu-se assim um grande espaço para propostas em prol da educação. Podemos identificar como propulsor da reforma educacional, o movimento liderado por educadores e que publicou um importante documento no ano de 1932, tal documento foi:

Escolha uma:
a. Discurso dos Educadores à Nação.
b. Síntese das propostas das escolas religiosas.
c. Constituição de 1922.
d. Manifesto dos Pioneiros
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 3,0 ponto(s). Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analisando as influências ocorridas no campo educacional durante a permanência da família real no Brasil, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. a preocupação com a educação da elite era a mesma adotada para a educação do povo, muito diferente das características do período jesuítico.
b. deu-se início à criação de cursos superiores voltados para a máquina estatal. Com isso, a educação passava a responder às necessidades do Estado, com a formação de profissionais liberais por meio de cursos profissionalizantes.
c. a criação da 1ª Universidade no Brasil, em São Paulo.
d. a gratuidade do ensino e a

Relacionados