A importância da leitura na formação do indivíduo
REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300x Ano V – Número 09 – Janeiro de 2007 – Periódicos Semestral A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. CARDOSO, Giane Carrera e PELOZO, Rita de Cássia Borguetti Citações:
O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o ca racteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares.
O ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, um mundo totalmente novo e fascinante.
O ser humano, sem que perceba, está rodeado pelo mundo da leitura. A criança, desde cedo, faz a leitura do mundo que a rodeia, sem ao menos conhecer palavras, frases ou expressões, pois é próprio do ser humano desejar o conhecer, decifrar a curiosidade, de modo a refletir novos conhecimentos.
É lendo que nos tornamos leitores e não aprendendo primeiro para poder ler depois: não é legítima instaurar uma defasagem nem no tempo, nem na natureza da atividade entre “aprender a ler” e “ler”... não se ensina a ler com a nossa ajuda... a ajuda lhe vem do confronto com as proporções dos colegas com quem está trabalhando, porém é ela quem desempenha a parte inicial de seu aprendizado (Jolibert, 1994, p.14).
Contudo, a prática cotidiana da leitura significativa é uma das armas que o cidadão possui para lutar contra tantas injustiças por ele sofr idas. Enfim, eis a importância do ato de ler, a efetiva participação social.
É importante dizer também o quanto pode ser significativo que os pais leiam histórias para seus filhos ou folheiem com eles um álbum de literatura infantil, levando-os a dizerem o que imaginam que irá acontecer na página seguinte depois de virada (Jolibert, 1994, p. 129).
A educação é um meio eficaz no desenvolvimento da cidadania, desperta o indivíduo para as