A importância da leitura na formação acadêmica
FACULDADE DE FARMÁCIA
DEPARTAMENTO DE MEDICAMENTOS
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA ACADÊMICA
LEANDRO BARBOSA
Salvador
2011
LEANDRO BARBOSA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA ACADÊMICA
Atividade desenvolvida a partir das Normas da ABNT NBR, abordando a importância da leitura acadêmica, expressando algumas opiniões de outros autores, entregue a Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Farmácia – Departamento de Medicamentos, orientado pelo professor MSc. Edimar Caetité Júnior.
Salvador
2011
A importância da leitura na formação acadêmica
De acordo Freire (1989, p. 13) “[...] a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente”. O ato de leitura é natural, individual e muito importante para o individuo ter uma melhor perspectiva do mundo em que vive, este ato nos torna indivíduos críticos e conhecedores culturalmente, pois através da leitura interpretamos de forma mais clara, participando mais ativamente da sociedade, um individuo proficiente na leitura é um grande transformador.
Leitura é definida como “sf. 1. Ato, arte ou hábito de ler. 2. Aquilo que se lê.” (MINIDICIONÁRIO AURÉLIO, 1993, p. 331). A leitura é algo vital ao ser humano, proporciona ao leitor participar de um universo particular, onde suas idéias se associam as idéias do autor, permitindo ao indivíduo um questionamento sobre suas idéias a partir das idéias do autor. O habito a leitura deve ser feito frequentemente, e utilizar de leituras varias, pois ajuda a estabelecer ponte de diferentes assuntos, enriquecendo mais culturalmente.
Segundo Cardoso (2008, p. 4) afirma-se sobre a leitura acadêmica:
Pode-se afirmar sem medo de errar que o universo de leitura dos acadêmicos é muito reduzido, seja pela falta de prioridade dada a esta atividade, seja pela