Trabalhos
DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
RISSO, SUZANA APARECIDA
1
Introdução
Considerando a importância da Literatura Infantil na formação do indivíduo e no desenvolvimento da aprendizagem durante a infância, ressalta-se a diferenciação entre ela ser utilizada como instrumento de desenvolvimento da aprendizagem e como aparato para alfabetização, pois este último é o modo mais habitual trabalhado na escola.
Portanto, a literatura infantil é uma ferramenta fundamental na constituição do leitor.
Mas quando utilizada de forma maçante e com um único intuito de alfabetizar, pode provocar sérios danos à formação do individuo e a sua capacidade de interpretação seja literária ou da leitura de mundo.
Considerando o sentido amplo da literatura, definido por Antônio Cândido em sua obra, Direito Humanos e Literatura, se expressa a literatura como uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita, o que a torna um direito e fator indispensável da humanização; assim como não é possível haver equilibro psíquico sem o sonho. Pode não haver equilibro social, sem a literatura.
O conhecimento das diversidades sociais e culturais; são de suma importância na modelagem do individuo, as quais ele pode adquirir em contato com a literatura Infantil.
Cada sociedade cria suas manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com seus impulsos, suas crenças, suas norma e as expressa nas diversas formas da literatura.
Assim como a literatura também tem um papel formador de personalidade, de forma negativa ou positiva, no individuo; ela pode ser o retrato da sociedade, como pode servir de modelo para a construção da mentalidade de uma nova sociedade.
A partir desse sentido da Literatura relevemos a sua significância e influencia na infância do individuo. A infância se caracteriza por ser o momento fundamental e primordial da aquisição da formação de conceitos e a literatura infantil um