Maquinas eletricas
Joseph Henry
A história do relé começou com os estudos de cientista norte americano Joseph Henry em 1830, Joseph Henryenquanto construía,eletroimas descobriu o fenômeno eletromagnètico chamado indução electromagnética ou auto indutanciae a indutancia mutua O seu trabalho foi desenvolvido independentemente de Michael Faraday mas é a este último que se atribuí a honra da descoberta por ter publicado primeiro as suas conclusões. A Henry também é creditada a invenção do motor eletrico embora mais uma vez, não tenha sido o primeiro a registrar a patente. Seus estudos acerca do rele eletromagnético foram a base do telegrafoelétrico, inventado por Morse e .Wheatstone . Mais tarde provou que as correntes podem ser induzidas à distância, magnetizando uma agulha com a ajuda de um relâmpago a 13 quilômetros de distância.
Em 1832, Henry tornou-se professor de Física no College of New Jersey, mais tarde conhecido como Universidade de Princeton. Foi Professor na Academia de Albany (EUA) e o primeiro diretor do ,Instituto Smithsoniano de 1846 até à sua morte, 32 anos depois. À frente deste Instituto, desempenhou importantíssimo papel no desenvolvimento da ciência norte-americana.
Após a sua morte, a unidade de indutância ou resistência indutiva no Sistema Internacional (SI) foi batizada de,Henry em reconhecimento do seu trabalho.
Composição de um relé eletromecânico
Componentes de um relé eletromecanico
As partes que compõem um relé eletromecânico são: * eletroímã (bobina) - constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético; * Armadura de ferro móvel; * Conjuntos de contatos; * Mola de rearme; * Terminais - estes podem variar dependendo da aplicação: * Terminais tipo Faston; * Terminais para conexão em Bases (Sockets); * Terminais para conexão em PCIs (Placas circuito impresso);
Nota: Atualmente existem diversas empresas que