A importância da gestão estratégica na implantação de uma empresa de prestação de serviços
Durante muitos anos todos os serviços executados em uma empresa eram de responsabilidade total das próprias organizações. Porém, com o passar dos anos as empresas brasileiras começaram a delegar serviços de seus escopos como limpeza, alimentação, manutenção e segurança; a outras empresas especializadas. Delegação esta, que caracteriza a terceirização.
A terceirização é um fato que tem sido utilizado como saída para muitas empresas que pensam tanto em reduzir seus custos, quanto em otimizar um determinado setor. Essas empresas surgiram com a finalidade de atuar nas atividades-meio, já que outras organizações criaram a necessidade de fazer parcerias com empresas que se ocupassem apenas de atividades secundárias (limpeza, manutenção, segurança, etc.) que não impactam diretamente nas atividades-fim.
Mas para que a terceirização traga resultado para a contratada, faz-se necessário o planejamento estratégico, identificando os fatores do ambiente externo e interno que podem interferir na continuidade desta parceria. Um dos principais motivos do fechamento de algumas empresas é a falta de planejamento para a abertura do negócio. Para o sucesso de uma empresa que deseja se instalar no mercado atual é de fundamental importância que seus gestores não só conheçam, mas também saibam aplicar o planejamento estratégico da mesma antes mesmo do seu funcionamento e de forma correta.
Para se ter um planejamento estratégico bem elaborado várias ferramentas são utilizadas, dentre estas vamos citar a Matriz SWOT e o Balanced Scorecard (BSC). A Matriz SWOT ou Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que através da análise do ambiente externo e interno consegue posicionar de forma estratégica a empresa no local onde está inserida. Ela é utilizada para determinar os seguintes componentes: Pontos Fortes e Pontos Fracos (Ambiente Interno), e, Oportunidade e Ameaças