A importância da genética na medicina atual.
É sabido que a descoberta da genética veio de tempos e que não aconteceu de um dia pro outro, mas que desde então veio aprimorando-se cada vez mais. Hoje a genética na medicina desencadeia um papel fascinante tendo em vista a salvação de muitas vidas, pelo simples fato de se poder saber do fundo hereditário em cada caso. A genética é usada para tratar e prevenir cânceres, doenças cardiológicas, doenças psicológicas, doenças ósseas, pelo simples fato de se estudar antepassados com tais doenças desenvolvidas, sendo assim o papel da genética inclui tal determinação de como poderá ser a saúde de um indivíduo. A genética está presente também na determinação da paternidade, na resolução de algum crime pela medicina criminalística, essa que vem em constante avanço, com novas descobertas e a incidência “high tech”.
Essas questões de genética e medicina tem-se voltado para a ética, porque muitos projetos visam interesse monetário, visa poder, transformando essa área fascinante em um mundo de negócios e não mais de estudos para a evolução de maneira correta, ética.
Contempla-se o uso da genética na suspeita de alguma doença infecciosa, possibilitando o estudo das causas, grau de infecção e resistência. Na realidade há algum tempo atrás a Medicina Genética era vista como “arma” na prevenção de doenças ditas comuns, porém nos dias atuais, o uso da genética na medicina ficou mais amplo, porque se fez necessário esse aumento de conhecimento e de novos experimentos e hoje se pode dizer se uma pessoa é tolerante a certo tipo de droga, e algumas outras coisas. Os profissionais que lidam com essa área devem estar cientes de suas responsabilidades legais e devem estar se aprimorando sempre e ainda deve e precisa saber de conceitos básicos da genética para que possa ser bem visto e conceituado. É fato que a introdução da genética na medicina é importante por aperfeiçoa a maneira de lidar com alguma doença, faz descobrir novos métodos para curas,