relatorio
DISCIPLINA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA
Analise do Artigo: Estudo Sobre a Influencia da Geometria das Barras de Saída de Hidrogeradores no Resultado da Medição dos Transformadores de Corrente
ALUNOS: José Luís Rodrigues Herculano – 0307713 Marysol Lilian de Araújo Sousa – 0273017
PROF.: Paulo Carvalho, Dr.
Fortaleza, Junho de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O artigo em questão, apresentado no XXI SNPTEE, Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, se trata de um estudo sobre a influencia da geometria das barras de saída de hidrogeradores no resultado da medição dos transformadores de corrente.
O estudo utiliza um programa de métodos finitos para simulação do comportamento de um transformador do tipo janela, comumente usado em hidrogeradores, cujo primário se trata das barras de saída do gerador. Com amostragens de erro é feita a analise.
2. MODELAGEM DO SISTEMA
Para a operação, controle e proteção de equipamentos e do sistema aos quais os geradores são ligados, há a necessidade de medição de corrente em sua saída. Essa medição é feita através de transformadores de corrente, TCs, tipo janela, em que o primário é formado pelas barras de saída do gerador que passam por uma janela formada pelo núcleo magnético ao redor do qual são enrolados os secundários.
O espaço destinado à alocação desses transformadores é o próprio housing do gerador. Esse espaço é limitado, devido à redução de custos, sendo resumido ao diâmetro externo da carcaça somado a um pequeno corredor para circulação ao redor do mesmo.
Devido a essa limitação de espaço fica inviável a alocação do gerador mais o transformador, portanto como solução os barramentos de saída do gerador