Projeto de esquadrias
INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE
O fornecimento de água quente representa uma necessidade nas instalações de determinados aparelhos e equipamentos ou uma conveniência para melhorar as condições de conforto e higiene em aparelhos sanitários de uso comum. As presentes instruções serão baseada na norma pertinente: NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente (ABNT, 1993).
A temperatura com que a água deve ser fornecida depende do uso a que se destina
(Tabela 3.1). Quando uma mesma instalação deve fornecer água em temperaturas diferentes nos diversos pontos de consumo, faz-se o resfriamento com um aparelho misturador de água fria ou o aquecimento com um aquecedor individual no local de utilização. Tabela 3.1. Temperaturas recomendadas.
Uso
Temperatura ºC
Banhos, lavagem de mãos e limpeza
40 a 50
Cozinhas
55 a 75
Lavanderias
75 a 80
Finalidades médicas
≥ 100
TERMINOLOGIA (NBR 7198/1993)
Aquecedor: aparelho destinado a aquecer a água.
Aquecedor de acumulação: aparelho que se compõe de um reservatório dentro do qual a água acumulada é aquecida.
Aquecedor instantâneo: aparelho que não exige reservatório, aquecendo a água quando de sua passagem por ele.
Dispositivo anti-retorno: dispositivo destinado a impedir o retorno de fluídos para a rede de distribuição. Dispositivo de pressurização: dispositivo destinado a manter sob pressão a rede de distribuição predial, composto de tubulação, reservatórios, equipamentos e instalação elevatória. Engate: tubulação flexível ou que permite ser curvada, utilizada externamente para conectar determinados aparelhos sanitários – geralmente bidês e lavatórios – aos respectivos pontos de utilização.
Isolamento térmico: dispositivo utilizado para reduzir as perdas de calor ao longo da tubulação condutora de água quente.
Misturador: dispositivo que mistura água quente e fria.
Reservatório de água quente: reservatório destinado a acumular água quente a ser