Genética
Genética
Biologia
Estudo do material genético, de suas variações e das conseqüências destas variações para os organismos e para o meio-ambiente. As principais áreas da genética são: A genética da hereditariedade (estudo de como as características passam por gerações), genética molecular (estudo da estrutura, função e comportamentos dos genes e genomas), Citogenética (estudo dos cromossomos, de seus comportamentos durante os ciclos celulares) e genéticas de populações (estudo de comportamentos de genes e genomas em populações).
História da genética
A Genómica é o estudo dos genes, da genética, da herança molecular, da biologia molecular, da bioquímica e envolve o conhecimento de tecnologias avançadas de informática e matemática.
O surgimento da genética se da em 1858, onde se da à revelação de teorias da evolução, essas teorias são desenvolvidas por Charles Darwin e Wallace em que eles falavam sobre a origem das espécies e como foi desenvolvida a variabilidade da espécie, também mostram a mudança das espécies com a evolução e como a seleção natural aconteceu, porém eles não sabiam que os genes de papel tinham grande importância neste fenômeno.
No mesmo tempo Gregor Mendel, um monge austríaco, fazia experiências na origem e na genética das plantas de ervilha, e a partir dessas experiências descreveu a unidade de herança, em que uma partícula não muda e sim é passada por sucessão, ou seja, ele fez os padrões de hereditariedade a partir das características existentes em uma ervilha. Este monge pode ser considerado o pai da biologia de hoje, pois a sua idéia é a base para o entendimento da genética.
Também neste período Haeckel, premeditou que o material genético fica no núcleo da célula. Miescher falou que o material do núcleo era o ácido nucléico. Em torno deste tempo foram descobertos os cromossomos e as unidades que levam as informações genéticas.
No inicio do século XX o trabalho de Mendel passa a ser mencionado