A importância da formação e do controle de estoques
Cleydson Holanda *
Daniele Aquino *
Layse Silva *
Niciléia Barros *
Thamyres Barros *
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a importância da formação de estoques nas empresas, bem como seus métodos de mensuração, controle e gestão, demonstrar o papel da gestão de estoque assim como descrever os itens que o compõem e interferem na administração dos mesmos, como também citar os custos que envolvem sua contabilização. Pois o modo como é tratado o estoque de uma entidade este intimamente ligado com os resultados que a mesma pretende alcançar, ou seja, está relacionado com a busca de retorno sobre o investimento dos sócios e da própria empresa, procuramos demonstrar ainda as vantagens de se constituir estoques em uma empresa, e as devidas classificações aplicadas a eles. Foi utilizado para alcançar este objetivo o método de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista. Concluindo com a pretensão de alcançar bons resultados com este estudo para que se possa analisar e fazer as devidas referências, e com base nisso apoiar possíveis tomadas de decisões.
Palavras Chave: Estoques, Controle, Mensuração e Influência.
____________________________________________________________
_______________
Graduandos do Curso Bacharelado em Ciências Contábeis da FCAT – Faculdade de Castanhal
Introdução:
O tema deste artigo é A importância da formação do controle de ESTOQUES e sua influência na tomada de decisão: um estudo de caso na empresa Rodobens.
A necessidade de formação de estoques surgiu com o desenvolvimento do processo produtivo, que se deu quando várias regiões diferentes começaram a se especializar em produções diferentes, e o que sobrava dessas produções poderia ser exportado para outros lugares do globo. A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente