O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Tema: Processo Educativo no Contexto Histórico
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Histórico.
Orientador: prof. Adriana Regina de Jesus e Sandra Rampazzo
Maceió
2011
1.a) COMENIUS
Defendia uma educação mais voltada para a valorização das experiências dos alunos como forma de construção do conhecimento.
ROSSEAU
Memorização e disciplina não serviam para trabalhar com crianças, o que deveria se trabalhar era a possibilidade de relacionar o que estava se aprendendo em sala com a sua vida.
PESTALOZZI
Acreditava na educação como meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social.
HERBART
Acreditava que o mestre deveria trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos,para estimular novos conhecimentos sempre usando o concreto para apresentar os novos saberes.
FROEBEL
O homem não era uma esponja que vive observando conhecimentos do exterior mas sim um ser capaz de gerar tais conhecimentos.
Ao longo da história da educação ensinar foi visto como o ato de depositar conhecimentos nos alunos, sem muita preocupação com seus conhecimentos prévios.O que para Paulo Freire não era considerado ensinar , pois ele acreditava que o professor deveria criar os meios para que o ensino fosse produzido ou construido e não transferido ou depositado.
O professor e o aluno sempre foram visto como seres diferentes entre si, sendo o professor o detentor do saber e o aluno uma mente indecisa, acomodada, sem conhecimentos, enfim o professor dava forma a esse aluno que passivo aprendia o que lhe era ensinado.Paulo Freire era contrário a essa visão, apesar de concordar que há diferença entre professor e aluno ele enfatiza que todo aquele que forma também é formado ou seja há um compartilhamento do conhecimento entre ambos.
Para ele o respeito aos saberes dos alunos é muito importante, mesmo que este venha de classes populares, saber