A comunicação organizacional no século xxi
TEIXEIRA DE FREITAS
2010
FASB – Faculdade do Sul da Bahia
WADSON COSTA OLIVEIRA
A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E TENDÊNCIAS
TEIXEIRA DE FREITAS
2010
A globalização da economia é um fenômeno que com seus avanços tecnológicos, muda profundamente o panorama mundial, fenômeno este que hoje é presente em todos os lugares. A marca maior desse fenômeno é o deslocamento do capital para as finanças, pela maior concentração de capitais através de fusões, pela falência do Estado do “bem-estar social”, pelo esgotamento do padrão de acumulação taylorista/fordista de produção.
Como reação à crise, houve um processo de reorganização do capital e de seus sistemas ideológico e político. O advento do neoliberalismo, com seu receituário de privatização, desmontagem do setor estatal e desregulamentação dos direitos trabalhistas, reestruturou a produção e o trabalho, causando transtornos incalculáveis nos indivíduos, em se tratando de sociedade.
O final do século XX é um período onde o materialismo é visto de um novo ângulo, sob o paradigma tecnológico, mostrando assim a popularidade que o complexo eletrônico alcança. Mas não é um processo que fecha se em si, ora, é uma mudança que é introjectada nos indivíduos, e assim então no coletivo, tendo sua lógica baseada num sistema de relações em rede.
Vê se então que as organizações se reorganizam e também se alteram, criando se novas formas para tratar se os desafios e as mudanças abruptas que ocorrem no ambiente econômico e empresarial, aumentando a flexibilidade na produção, gerenciamento, comunicação e marketing.
O processo comunicativo é uma crescente preocupação das empresas, afinal, ela é o suporte para as decisões da empresa, e com ela consegue a influência necessária para com os seus colaboradores. Mas a organização não deve ser