A importância da família para um Cego
Desde o nascimento da criança com deficiência visual a família deve ser orientada a procurar maneiras e recursos que possam ajudar seu filho a se desenvolver, mostrando que ele também é capaz de fazer coisas que muitas outras crianças fazem. A maioria dos pais necessita de mais tempo para se acostumarem com a ideia de que seu filho não pode ver, mas à medida que eles forem aprendendo como dar suporte a esta criança e ela começar a crescer e desenvolver, então terão orgulho dela e das suas conquistas.
Uma boa estrutura e formação familiar é o fator fundamental para desenvolvimentos plenos e satisfatórios do deficiente visual. Cabe à família oferecer essa formação de qualidade no processo de inclusão, quanto mais independente a criança for mais chances ela terá em se adaptar à escola, onde tudo será novo, haverá muita curiosidade e novos sentimentos.
Incluir a criança cega na escola não significa apenas colocá-la em uma classe junto com todas as outras crianças. É preciso integrá-la, garantindo seus direitos e deveres, aceitando suas dificuldades, compreendendo suas necessidades e capacidades, corrigindo seus erros e encaminhando o desenvolvimento de sua potencialidade. É importante iniciar o trabalho educacional com a criança desde cedo, de 0 aos 5 anos é o período no qual, as crianças absorvem muitas informações do ambiente
A alfabetização de uma criança cega nas escolas regulares, especialmente as da Rede Pública poderá vir a ser realidade se o professor usar em sala de aula, com todos os alunos, o recurso de materiais concretos, aguçando a curiosidade do aluno, ao mesmo tempo em que o capacita a ser alfabetizado em Braille.
O professor deve ver o aluno com deficiência visual como alguém