Apostila 20hist Ria 20do 20braille 20pronta Para Ricardo 1
4650 palavras
19 páginas
1. Criação, evolução e difusão do Sistema Braille no Brasil a.1. Louis Braille (1809/1852)
De acordo com a Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, nasceu no dia 04 de janeiro de 1809, na pequena cidade de Coupvray, acerca de 40 km de Paris, Louis Braille, o homem cujo trabalho tiraria da escuridão e da ignorância muitos cegos, dando a esses a oportunidade de lerem, escreverem, adquirindo assim cultura e conhecimento, indo totalmente contra as idéias vigentes a época, as quais pregavam, de acordo com Tapia (2002):
[...] as pessoas carentes de visão eram incapazes de ser educadas e, se alguma destacava por sua inteligência e cultura, era fruto de uma clarividência inata ou de um conhecimento sem fundamento. (tradução minha).
Tal pensamento inviabilizava e oprimia as possibilidades de que pessoas cegas desenvolvessem-se, o que lhes permitiria levar uma vida o mais normal possível.
Também, devido ao pensamento excludente da sociedade, limitava-se o desenvolvimento de técnicas de leitura e escrita que viabilizassem a educação dos cegos.
Louis era filho de Monique Baron e Simon René Braille, casal que teve quatro filhos, Catherrine Joséphine, Louis Simon, Maria Celina e Louis. Os quatro filhos do casal Braille não apresentavam nenhum tipo de deficiência visual, porém, por volta de 1812, um acidente muda totalmente a história da família.
Ainda de acordo com a Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, Simon René Braille era um conceituado celeiro da região, o que lhe permitia, graças ao seu trabalho realizado em sua pequena loja de artefatos de couro, trazer o sustento a sua família, dando a eles uma vida tranqüila e modesta.
O patriarca Braille costumava dizer orgulhosamente que o filho mais novo seria o seu arrimo, dando-lhe segurança em sua velhice.
Contudo, por volta de 1812 quando Louis estava com apenas três anos de idade, este sofre um acidente o qual mudaria totalmente o rumo de sua vida.
Em um certo dia, brincando na