A importância da Comunicação nas Organizações
André Luis Conceição Santana
Bacharelando em Sistemas de Informação – Faculdade Ruy Barbosa
Resumo. Este documento visa expor uma visão a cerca da importância da Comunicação nas Organizações.
Comunicação é o ato de comunicar-se com alguém ou grupo. Este verbo vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum. Quando eu comunico alguma coisa a alguém essa coisa se torna comum a ambos. Segundo o dicionário Michaelis, comunicação é:
“1. Ação, efeito ou meio de comunicar. 2 Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3 Mec Transmissão. 4 Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5 Sociol Processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. […]”. (Michaelis, 2013)
Com isso pode-se considerar que a comunicação é o processo social básico, primário, tornando possível à própria vida em sociedade, proporcionando uma forma de interação e regência para todas as relações humanas. Com essa visão, é possível perceber sua importância na vida do indivíduo e consequentemente na organização.
Como um Sistema, a comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo. Uma Organização se organiza e sobrevive, devido ao sistema de comunicação que é criada e mantida. Tornando-se responsável pelo envio e recebimento de três grandes sistemas: o Sócio- político, o Econômico Industrial e o Inerente ao micro clima interno das organizações como suas normas e políticas necessárias para as operações empresariais.
Segundo Geraldo Magela no sitio de ANALGESI: A comunicação empresarial poder ser vista como um processo dinâmico através do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as divisões da organização se conectam entre si.
Contudo a comunicação pode sofrer algumas