A importância da compatibilização de projetos como fator de redução de custos na construção civil
NASCIMENTO, marcos josé - marcos_nascimento@ibest.com.br. Máster em Arquitetura
Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG
Goiânia, GO, 17 de julho de 2013
Resumo
Este artigo procura refletir sobre as perdas na construção civil e as possíveis reduções de custo, embasada na baixa dos lucros ocasionados pelo desperdício relacionados a perca de materiais, retrabalho e má gestão dos projetos. Procurou-se relacionar e discutir os problemas encontrados nas obras através de um estudo de caso devido às deficiências de projetos, tomando-se como referência o fluxo de processo de elaboração de projetos desenvolvido pelas empresas.
Objetivando conscientizar para a importância da compatibilização de projetos como fator primordial para diminuição de retrabalhos e problemas durante a execução dos serviços, este trabalho pretende demonstrar os benefícios da compatibilização de projetos em obras de construção civil, objeto de estudo e na racionalização de seus processos a fim de aprimorar sua construtibilidade.
Palavras-chave: Construção civil, projetos, compatibilização, redução de custos.
1.Introdução
Este artigo foi construído objetivando analisar os conceitos de perda na construção civil que ocorrem com freqüência e são em sua maioria associados ao desperdício de materiais. O conceito de perdas na construção civil é, com freqüência, associado unicamente aos desperdícios de materiais. No entanto, as perdas estendem-se além deste conceito e devem ser entendidas como qualquer ineficiência que se reflita no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção da edificação. Neste caso, as perdas englobam tanto a ocorrência de desperdícios de materiais quanto a execução de tarefas desnecessárias que geram custos adicionais e não agregam valor.
Tais