Ensaio Por Líquidos Penetrantes
Ensaio Não Destrutivo:
LÍQUIDOS PENETRANTES
Nome do Ensaio: Ensaio não destrutivo (Líquidos Penetrantes)
Introdução: O ensaio por Líquidos Penetrantes é um ensaio não destrutivo utilizado para a detecção de descontinuidades abertas à superfície em diferentes matérias sem rugosidades, tais como: metais ferrosos e não-ferrosos, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, alguns tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos. Também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas entre outros componentes.
Objetivo: Identificar descontinuidades em materiais fundidos, descontinuidades de fabricação ou ainda trincas provocadas pela fadiga do material ou corrosão sob tensão. O método de Líquido Penetrante está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em locais extremamente pequenos, podendo assim, por efeito de um líquido revelador, sobressaltar o líquido penetrante e identificar as descontinuidades.
Materiais: Foram utilizados diversos tipos de corpos de prova de materiais porosos e não porosos, de diversas formas e tamanhos. Também foi utilizado líquido removedor, líquido penetrante e o líquido revelador, papel toalha e pano.
Métodos: O ensaio passa pelos seguintes procedimentos:
A superfície do material recebe uma pré-limpeza com um Líquido Removedor para que se eliminem sujeiras, óleos, graxas ou resíduos de materiais diversos que possam impedir a penetração do penetrante em possíveis descontinuidades. O líquido penetrante é aplicado por pincel, pistola, em aerossol ou mesmo imersão sobre a superfície a ser ensaiada, que então age na superfície por um certo tempo denominado de tempo de penetração (tempo necessário para o Líquido Penetrante utilizar-se de seu poder de capilaridade para penetrar nas descontinuidades). É feita a remoção deste penetrante da superfície