Ensaio Liquido Penetrante
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIO LÍQUIDO PENETRANTE
Grupo 01
Discentes:
Diego Borges
Edinelson Teles
Ivan Picanço
Luis Paulo Brasil
Rodrigo Spinelli
Junho – 2013
1 – Introdução
O ensaio por líquidos penetrantes é um método desenvolvido para a detecção de descontinuidades essencialmente superficiais, abertas na superfície do material. O método começou a ser utilizado antes da primeira guerra mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos. Nessa época, o método consistia em aplicar querosene ou óleo sobre a superfície da peça e removê-lo após várias horas. Em seguida, era aplicada uma mistura de solvente com pó de giz sobre a superfície, que ao secar absorvia de dentro das trincas o querosene ou óleo aplicado anteriormente. Evidentemente, este processo permitia apenas a observação de grandes defeitos abertos sobre a superfície da peça.
O método de ensaio por líquidos penetrantes, como conhecemos hoje, tomou impulso em 1942, nos EUA, quando foi desenvolvido o método de penetrantes fluorescentes, destinado à inspeção de componentes para a área aeronáutica. Com o avanço da tecnologia e fábricas produzindo mais peças e com cada vez mais qualidade, logicamente que os métodos para ensaiar estas peças tiveram que evoluir, sendo feito um melhor estudo das descontinuidades superficiais. O método vem-se desenvolvendo através da pesquisa e do aprimoramento de novos produtos utilizados no ensaio, até seu estágio atual.
O nome penetrante vem da propriedade essencial que este material deve ter, isto é, a capacidade de penetrar em aberturas finas. Um produto penetrante com boas características deve ter facilidade para penetrar em aberturas finas; ter facilidade de permanecer em aberturas relativamente grandes; não evaporar ou secar rapidamente; ser facilmente eliminado da superfície onde for aplicado; quando aplicado o revelador,