033899654878

632 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EVERSON MUNARI RODRIGUES DE SOUZA

ESTATÍSTICA

FOZ DO IGUAÇU, 2013.
EVERSON MUNARI RODRIGUES DE SOUZA

ESTATÍSTICA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na matéria de Estatística - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Professora:

FOZ DO IGUAÇU, 2013
INTRODUÇÃO
Muito se discute sobre a decisão de se realizar uma amostragem probabilística e não probabilística, considerando fatores como confiabilidade dos dados, disponibilidade de recursos e adequação à situação da pesquisa.
CONCEITOS GERAIS DE AMOSTRAGEM
A amostragem é uma etapa de grande importância no delineamento da pesquisa capaz de determinar a validade dos dados obtidos.
Sua idéia básica refere-se "à coleta de dados relativos a alguns elementos da população e a sua análise, que pode proporcionar informações relevantes sobre toda a população". (Mattar, F. p. 128).
O procedimento de amostragem pode ser realizado por meio de uma amostra probabilística ou não probabilística. No primeiro caso, os resultados podem ser projetáveis para a população total, já no segundo caso, os resultados não podem ser generalizados.
Para a escolha do processo de amostragem, o pesquisador deve levar em conta o tipo de pesquisa, a acessibilidade aos elementos da população, a disponibilidade ou não de ter os elementos da população, a representatividade desejada ou necessária, a oportunidade apresentada pela ocorrência de fatos ou eventos, a disponibilidade de tempo, recursos financeiros e humanos etc. (Mattar, F. p. 133).
Há vários tipos de amostras e planos de amostragem, deve ser estabelecida uma diferenciação fundamental na definição de amostragens probabilísticas e não probabilísticas. Amostragem

Relacionados