A importância da cadeia de suprimentos para estratégia logística
1. Quais foram os pontos primordiais para que o Wal-Mart ganhasse o mercado do seu concorrente?
Investiu em um sistema computadorizado global que interligava cada caixa registradora à sede da corporação, o que garantia, entre vários outros benefícios, a reposição imediata de estoques. O Wal-Mart também investiu em caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos. O investimento em tecnologia, logística, redução de custos e os preços mais baixos, todos esses fatores agregaram diferenciais competitivos a empresa.
2. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?
Sim, agregou valor. Devido ao sistema que funcionava muito bem não havia falta de produtos em estoque e demora na verificação de preços. Este sistema, também ajudou a reduzir custos e os preços eram consequentemente mais baixos. Esta foi a forma utilizada na fidelização dos seus cliente e para o crescimento da rede, que é muito conhecida.
3. Em que ponto os executivos do Kmart falharam? Em sua opinião quais estratégias deveriam ter adotado para não perder o mercado? Justifique.
No Kmart ocorriam muitos erros devido a falta de atualização dos códigos dos produtos, a cobrança era feita com o valor incorreto e na maioria das vezes o preço que constava em sistema era maior do que o preço do produto. Isso acarretou em processos por perdas e danos. E um caso na Califórnia, a empresa teve que aceitar um acordo e foi obrigada a desembolsar a bagatela de US$ 985 mil por cobrar preços excessivos dos clientes.
Devido ao fato de não acompanhar as tendências do mercado e investir mais em tecnologia, as tendências do mercado e a gestão de suprimentos que o Wal Mart seguia.
Falharam ao focar somente no marketing e merchandising. O Kmart deveria ter feito uma pesquisa de mercado, pois a empresa deve traçar suas estratégias considerando as