Biologo
Introdução
Os cordados constituem um filo bastante heterogênio, abrangendo animais adaptados para a vidana água doca e salgada, na terra e no ar. São animais dotados de simetria bilateral, celomados, triblãsticos e segmentados.
Os cordados possuem características diferenciais e exclusivas que permitem o enquadramento de um animal neste grupo e que são encontradas pelo menos nos primeiros estágios de desenvolvimento as estruturas abaixo:
Notocorda ou córda dorsal: consiste em um bastão fibroso que confere sustentação ao corpo.
Fendas branquiais
São pequenos oríficios localizados na faringe e que se prestam à filtração de alimentos ou à respiração.
Tubo nervoso dorsal
O sistema nervoso ocupa posição dorsal e apresenta-se como um tubo nervoso longitudinal e único.
Origem
Um estudo comparativo entre invertebrados e protocordados mostrou que as formas larvais dos equinodermos (invertebrados) e dos hemicordados (protocordados) são, extremamente, parecidas, fato que serviu de argumento para se considerar os hemicordados aparentados com os equinodermos.
Portnato, os equinodermos devem ter dado origem aos hemicordados, e estes, por sua vez, podem ter originado os demais protocordados, que evoluíram até os vertebrados, segundo o esquema:
Divisão do Filo Chordata
O filo Chordata divide-se em quatro subfilos:
Hemichordata
Urochordata ou Tunicata
Cephalochordata
Euchordata ou Vertebrata
Os três primeiros subfilos( hemicodados, urocordados e cafacordados) correspondem aos cordados primitivos e, por isso, são considerados integrantes do grupo Protochordata( protocordados).
Os eucordados(vertebrados) dividem-se em dois grupos: Agnatha e Gnathostomata.
Os agnatos apresentam apenas uma classe: Cyclostomata;
Os gnatostomatos apresentam duas superclasses: Pisces (que compreende as classes Chondrichthyes ou peixes cartilaginosos e Osteichthyes ou peixes ósseos) e Tetrapoda (que compreende as classes Amphibia, Reptilia, Aves e