A importância da cabotagem no Brasil
Ricardo Dutra
Cabotagem é a navegação marítima realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais
A cabotagem é largamente utilizada na comunidade européia, e nos Estados
Unidos. O Brasil pode espelhar-se em algumas experiências bem sucedidas para alavancar este segmento de transporte, prover a intermodalidade e melhorar o nível de serviço prestado ao mercado.
O Brasil possui dimensão continental e o transporte de produtos para todas as regiões deste país enfrenta barreiras, como as condições das estradas, que eleva o custo do transporte, reduzindo a competitividade, principalmente para o transporte de longa distância.
Apresenta aproximadamente 7.500 km de extensão de costa, onde as principais cidades, os pólos industriais e os centros consumidores concentram-se no litoral, ou próximo a ele, além da grande quantidade de portos operando, estes fatores conjuntamente poderiam viabilizar o uso da cabotagem como uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores.
A cabotagem aliada aos demais modais de transportes, ferroviário, rodoviário e hidroviário, pode contribuir muito para redução dos custos logísticos nacionais, além de reduzir avarias de transporte, perda de carga etc.
O Transporte de Cabotagem
A evolução tecnológica do transporte marítimo mundial é decorrente de diversos fatores, dentre os quais, destacam-se: o acondicionamento de carga, o nível de especialização da embarcação, o porte da embarcação e o sistema de propulsão.
No transporte de cabotagem, a evolução tecnológica pode ser balizada a partir de cinco parâmetros:
1. Unitização da carga;
2. Nível de especialização das embarcações e porte;
3. Idade média da frota;
4. Modernização dos portos
5. Serviços logísticos de apoio.
O modal marítimo enfrenta uma concorrência muito forte como o modal rodoviário, pelo transporte de carga no Brasil. A maior parte da
carga