A importância da biossegurança para os tecnólogos em Radiologia.
A Biossegurança na Radiologia, inclui medidas que previnam os riscos produzidos pela radiação ionizante, de contaminação por agentes biológicos e riscos ao meio ambiente. É muito importante que o tecnólogo, ao executar os procedimentos necessários à realização do exame radiográfico, adote medidas capazes de prevenir, eliminar ou minimizar seus riscos inerentes. Para isso os tecnólogos devem ampliar e reunir as suas habilidades e competências desenvolvendo atitudes comportamentais quanto a Biossegurança na aplicação clínica. Em vista que os pacientes são os principais alvos da radiação X. Conclui-se ser de grande importância avaliar seus conhecimentos sobre o assunto, especialmente sobre os efeitos indesejáveis da radiação ionizante e métodos de proteção.
Os tecnólogos que trabalham no setor de radiologia convencional estão expostos a um elevado número de riscos ocupacionais, tanto na área de atendimento aos pacientes quanto na parte operacional de execução do exame, pois eles convivem regularmente com o perigo radioativo e biológico, sendo necessário que trabalhem atendendo às normas da legislação em vigor e de biossegurança. (MORAES, 2009).
Planejar e implementar programas a tecnólogos fará com que as medidas de prevenções, controle de infecções e biossegurança sejam atendidas, aumentando a produtividade, diminuindo os custos e garantindo a saúde do ambiente e do tecnólogo, sendo a grande responsabilidade do administrador no que diz respeito a promoção de um ambiente seguro, e isso ocorrerá por meio de estratégias preventivas e educação permanente desses profissionais.
Foi feito um estudo na Universidade Federal Fluminense, e o objetivo desse estudo foi verificar e comparar o conhecimento de pacientes atendidos na faculdade sobre biossegurança em radiologia, antes e após a implementação de uma nova estratégia de atendimento, em que o paciente recebe informações sobre os métodos