biossegurança na radiologia
Biossegurança para profissionais da área de Radiologia
Curitiba
Novembro 2014
Biossegurança para profissionais da área de Radiologia
Para falarmos sobra a importância da biossegurança para os profissionais atuante na radiologia aprenderemos antes sobre o que é radiação e quais são as áreas de aplicação da mesma.
Radiação:
É o nome dado a qualquer processo que seja capaz de transferir energia sem necessidade de meio material.
O campo de ação que envolve uso de Radiações Ionizantes, que atuam como instrumento para prevenir, diagnosticar e tratar patologias que ponham em risco a saúde humana; são monitoradas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e Vigilância Sanitária - VISA.
Estão inseridas como atividades de alta e média complexidade nos Serviços de Saúde, (definidas na Lei Orgânica da Saúde – LOS, constituída em seu conjunto pela Lei Federal nº 8.080 de 19/09/90 e Lei Federal nº 8.142 de 28/12/90), abrangendo:
• Radiodiagnóstico – Médico e Odontológico;
• Radiação Industrial;
• Radioterapia;
• Radioimunoensaio;
• Resíduos Radioativos;
• Radiografia Industrial.
A biossegurança é o conjunto de ações voltado para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimentos tecnológicos e prestação de serviços. Riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Outro conceito importante foi enfatizado por OPPERMANN e PIRES, que mostra a biossegurança como um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, por abordar medidas de Controle de Infecções para a proteção da equipe de assistência e usuários em saúde.
A Biossegurança na Radiologia, inclui medidas que previnam os riscos produzidos pela radiação ionizante, de contaminação por agentes biológicos e riscos ao