Radiologia e Biossegurança
Histórico
A prova de sua experiência foi uma radiografia das mãos dele e da esposa. (Prêmio Nobel de Física de 1896). A partir de Roentgen, outros métodos foram descobertos, como a Tomografia Computadorizada (1970), o Ultrassom (II Guerra Mundial) e mais tarde a Ressonância Magnética.
Como veremos, a Radiologia é uma especialidade que utiliza qualquer forma de radiação, seja ela ionizante, sonora ou magnética, passível de transformação em imagens.
Por vezes, ocorre confusão nesses conceitos. Vamos reforçá-los:
Ânodo: pólo que atrai os ânions.
Cátodo: pólo que atrai os cátions, e de onde os elétrons são liberados.
Cátodo (-):
Composto por um filamento de tungstênio que, sob corrente elétrica, torna-se aquecido e libera elétrons.
A diferença de potencial entre Cátodo (-) e Ânodo (+) induzem a migração de elétrons de – para +;
Radiografia
Ao colidirem com o Ânodo (+), haverá geração de calor (99%) e de radiação X (1%). O Ânodo possui um sistema próprio de refrigeração (óleo especial).
O receptor de elétrons do ânodo é uma placa, giratória e aderida a uma base de cobre.
A ampola é envolvida por uma blindagem de chumbo, possuindo uma única abertura, por onde passará o feixe de raios X.
Radiografia
Filmes
Os filmes de raio X contêm uma película composta de haletos de prata (Ag) que, ao serem expostos à luz ou aos raios X, “queimam” (sensibilizados), tornando o filme preto;
Os raios que são absorvidos pelo corpo não sensibilizam o filme, de modo que as áreas correspondentes ficarão brancas no filme.
Impressão da Imagem
Dependendo do peso atômico e espessura das estruturas atravessadas pelos raios X, a tonalidade irá variar do preto ao branco (densidade radiológica);
As imagens brancas são referidas como radiopacas (alta atenuação), enquanto as pretas são ditas radiotransparentes ou radiolucentes (baixa atenuação).
Qualidade da imagem:
Contraste: a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto