Avaliação psicologica
Ansiedade
Beatriz Ribeiro
Carlos Godoy
Débora Costa
Gercianne Gusmão
Macária Gomes
Mariana Alves
Nayara Dayanna
ANXYETY TEST BDMG-NM01
Construto avaliado: Ansiedade
A ansiedade e o medo são condições essenciais e naturais à vida humana, responsáveis por preparar o indivíduo para situações de ameaça e perigo. Essas condições envolvem fatores cognitivos, comportamentais, afetivos, fisiológicos e neurológicos que, em conjunto, modulam a percepção do indivíduo ao ambiente, provocando respostas específicas e direcionando a algum tipo de ação (Clark & Beck, 2012; Craske, Rauch, Ursano, Prenoveau, Pine, & Zinbarg, 2009).
A ansiedade pode ser definida como uma condição orientada para o futuro, caracterizada por (1) apreensão relativa à percepção de não poder controlar ou prever eventos potencialmente aversivos; (2) sintomas corporais de tensão física; e (3) desvio do foco de atenção para esses eventos potencialmente aversivos ou às respostas afetivas eliciadas por eles.
Já o medo pode ser definido como uma reação de alarme imediato em resposta a um evento aversivo presente, caracterizada por forte excitação e tendência à ação, em geral de luta ou fuga (Barlow & Durand, 2008; Craske e cols., 2009).
Os transtornos de ansiedade estão entre os transtornos psiquiátricos mais frequentes na população geral, com prevalências de 12,5% ao longo da vida, 7,6% no ano e 6% no mês anterior à entrevista (Andrade et al., 1998). Além dos transtornos serem muito frequentes, os sintomas ansiosos estão entre os mais comuns, podendo ser encontrados em qualquer pessoa em determinados períodos de sua existência. Aubrey Lewis (1979), após uma longa revisão sobre a origem e o significado da palavra ansiedade, lista as seguintes características:
1. é um estado emocional, com a experiência subjetiva de medo ou outra emoção relacionada, como terror, horror, alarme, pânico;
2. a emoção é desagradável, podendo ser uma