A importância da atividade física para a qualidade de vida
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém
Disciplina: Educação Física
Data: 27/01/2014“A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à visão de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam dois conceitos que tentavam elucidar a ligação entre a ginástica e a saúde: a primeira assumia que algumas pessoas apresentavam uma predisposição genética, já que possuíam boa saúde, robustez e aptidão; a outra teoria supunha que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.”
Atividade física é conceituada como várias ações que um indivíduo ou um bando executam envolvendo consumo de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com o uso de uma ou mais habilidades físicas, além de atividades mentais e sociais, de forma que terá como desfecho benefícios à saúde.
No nosso país, o sedentarismo é uma adversidade que vem ganhando grande importância. As estatísticas afirmam que os cidadãos atuais gastam muito menos calorias por dia do que gastava no século passado, o que torna claro porque o sedentarismo afetaria cerca de 64% da população brasileira, mais do que a obesidade, a pressão alta, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 57% do risco de morte por infarto e pela metade do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte no Brasil. Logo, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.
Na grande maioria dos países de terceiro mundo, grupo do qual faz parte o Brasil, mais da metade das pessoas adultas que vivem em cidades não fazem uma quantidade adequada de exercício físico. Esse infortúnio se torna mais visível se levarmos em conta que a maioria dos brasileiros vivem