ghjg
sábado, 8 de setembro de 2012
Dança moderna e Dança Contemporânea Dança Moderna e Dança Contemporânea
NÃO são a mesma coisa
Uma extrema falta de conhecimento sobre História da Dança entre os brasileiros leva leigos e até mesmo bailarinos a tratarem DANÇA MODERNA e DANÇA CONTEMPORÂNEA como se fossem a mesma coisa.
No entanto só há diferenças entre os dois gêneros. Começarei com uma breve explicação sobre DANÇA MODERNA.
O contexto do mundo das artes na época em que surgiu a DANÇA MODERNA era o início das performances executadas pelo futuristas e dadaístas na Europa e a dança neoclássica com a CIA Ballets Russes de Diaghilev.
Isadora Duncan, nascida em 1878 nos Estados Unidos, foi quem estabeleceu os primeiros princípios do que viria a ser a DANÇA MODERNA. Ela foi a pioneira a se recusar ao formalismo de Ballet Clássico e passou a executar a dança como forma de libertação e de expressão de sua vida pessoal.
Para Isadora a dança deveria acontecer a partir de movimentos naturais do ser humano, obedecer às leis da natureza à espontaneidade e aos sentimentos.
Ruth Saint-Denis e Ted Shawn aprofundaram os conceitos de Duncan na prática dessa nova dança. Foram eles que levaram a dança às universidades e formaram alunos que hoje são referência na História da Dança.
Doris Humphrey e Martha Graham, discípulas da Denishawnschool promoveram o auge da DANÇA MODERNA. Elas criaram uma técnica completamente inovadora.
A técnica moderna de baseia em alguns princípios como o RITMO, que acontece da relação entre corpo e espaço, o PESO, a QUEDA e VOLTA, EQUILÍBRIO e DESEQUILÍBRIO, EXTENÇÃO e CONTRAÇÃO. Tudo na busca de um movimento inicial que dá origem aos outros movimentos.
Além disso, o uso de GESTO para representar a força da emoção, não só emoções boas. Assim criaram uma dança autêntica do sentimento do homem americano em uma época de guerra, miséria e dor.
A DANÇA CONTEMPORÂNEA surgiu com seus princípios bem definidos por volta