A importância da alfabetização
Os objetivos e metas do Programa Nacional de educação/PNE (2001/2010-EJA) são pré-requisitos para realizar a inclusão das pessoas que deixaram de estudar por vários motivos, ficando excluídas em nossa sociedade .
É fundamental ter o domínio da língua oral e escrita , pois é através dessas habilidades que o homem se expressa e defende seus argumentos, tornando-se capaz de produzir conhecimento. O domínio de diferentes aspectos linguísticos é fundamental para o exercício da cidadania.
Desenvolvimento
De acordo com o PNE, pode-se destacar como um dos principais pontos positivos, a meta em diminuir a taxa de analfabetismo funcional no prazo de cinco anos, aumentando assim a oferta de vagas para as quatros séries iniciais do ensino fundamental.
Ressaltando que um o subitem 09 prioriza a necessidade dos Estados e Municípios em mapear através do censo escolar a população analfabeta especificando dessa forma a demanda de vagas a serem oferecidas, visto a importância da alfabetização para a inclusão do indivíduo para obter seus direitos e exercer sua cidadania.
Outro ponto fundamental é assegurar até o final da década, a oferta de vagas nas quatro séries finais do ensino fundamental.
Nesse sentido uma das funções do EJA é reparar a divida social com o aluno, possibilitando assim que ele possa concorrer por igual com os outros indivíduos, além de se qualificar para o mercado de trabalho
Tais metas (PNE) para combater a exclusão social são fundamentais, pois o indivíduo que, apesar de saber ler e escrever e fazer cálculos básicos, é incapaz de interpretar o que lê, extrair o sentido das palavras e realizar operações mais elaboradas. Desta forma, ele deixa de exercer sua cidadania plenamente. O analfabetismo funcional é um fato, e tais metas foram elaboradas para minimizar essa situação.
O texto II, de autoria de Magda Soares, fala, entre outras coisas, que “o significado da alfabetização ultrapassa de muito a mera