A influência do ambiente nas organizações
Existem fatores e forças que afetam a capacidade de administração das empresas em desenvolver e manter negociações bem sucedidas com os consumidores que pretendem atingir. A empresa deve se adequar as suas ações de marketing as necessidades do ambiente.
Como o ambiente de marketing é constituído em micro ambiente e macro ambiente, o primeiro o micro ambiente, consiste em forças próximas a empresa, onde empresa, fornecedores e parceiros devem agir para que os concorrentes não afetem os clientes. Já o segundo, o macro ambiente, são as forças sociais, econômicas, demográficas, tecnológicos, políticas, cultural ou natural que afetam todo o micro ambiente.
A empresa considerando os fatores macro e micro ambiente consegue definir as oportunidades e ameaças para a empresa.
O ambiente demográfico, que caracteriza a população, ou seja, as pessoas e costumes, localizações e outros dados estatísticos que são de grande interesse para profissionais de marketing, envolvem pessoas que constituem o mercado.
O ambiente econômico depende do consumidor e do poder de consumo e hábitos dos mesmos, onde a taxa de inflação, juros e desemprego podem afetar o consumo dos produtos.
O ambiente natural são os recursos naturais que os profissionais de marketing usam para afetar as atividades é importante as empresas possuírem políticas de proteção mais rigorosas.
O ambiente tecnológico é um dos mais importantes, pois a empresa necessita de atualização e estar atenta as evoluções para estar sempre em desenvolvimento.
O ambiente político limita e influencia muito nas decisões e no desenvolvimento do ambiente.
Ambiente cultural são forças que afetam valores e comportamentos da sociedade.
A empresa e os fornecedores são um elo muito importante onde um complementa o outro, visando sempre a satisfação do consumidor.
Os intermediários ajudam nas promoções de vendas e distribuições aos compradores finais.
Os clientes devem ser estudados com