A importãncia da leitura na alfabetização
[...] aprendizagem da leitura é um produto cultural, baseado sem dúvida em capacidades naturais, mas pressionado por aquilo que as famílias e as instituições educacionais oferecem à criança” (Morais1996, p. 201)
O estudo analisa a importância da literatura na alfabetização, dado base para a formação de um futuro leitor. Enfatizando as principais dificuldades que os professores e alunos enfrentam no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, o principal objetivo foi verificar as causas das dificuldades na leitura e na escrita, durante o processo de alfabetização. Atualmente, as crianças estão começando sua vida escolar mais cedo, aos 06 anos de idade ingressam no Ensino fundamental e algumas delas já conhecem algumas letras, pois para os pais, é muito importante a leitura, eles se sentem satisfeitos ao verem que seus filhos estão lendo e formando pequenas palavras.
De certa maneira, a leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.
O que importa, entretanto é ver que o livro pode ser um objeto para que a criança reflita sua própria condição pessoal e a sociedade em que vive.
Para crianças não-alfabetizadas, o professor é o elo ao mundo da fantasia e isso poderá ser usada como estratégia para motivar as atividades de leitura e interpretação, pois a literatura infantil contribui em vários aspectos da educação do aluno como afetividade, compreensão e inteligência. É comum perceber que a literatura infantil não é um campo de estudo explorado e na maioria das vezes é usada na escola sem nenhuma relação com o ensino, pois não é reconhecida com estimulador cognitivo e pedagógico para o desenvolvimento infantil e não é entendido como atividade da leitura enquanto postura reflexiva.
Quando se conta uma historia, começa-se abrir espaço para o pensamento mágico. A palavra, com seu poder de evocar imagens,