A importancia da leitura na alfabetização
De acordo com o amadurecimento do leitor, verifica-se uma diferente motivação e interesse pela leitura, é por este motivo que a escola torna-se o lugar ideal para a promoção do hábito de ler nas crianças e jovens, devendo então se preocupar em desenvolver estratégias para o ensino eficaz da leitura.
A partir das teorias do psicólogo suíço Jean Piaget sobre o desenvolvimento psicológico da criança, procuramos relacionar as faixas do desenvolvimento cognitivo infanto-juvenil com as fases que supostamente ocorrem a leitura. Para alicerçarmos melhor essa gama de teorias a respeito do trabalho com leitura na escola, relacionamos os estágios de desenvolvimento pertinentes às fases e preferência de leitura do leitor em formação (crianças e jovens).
Desenvolvimento Cognitivo 4
Desenvolvimento da Leitura
Idade Estágios Estágios Sugestão de Leitura
3 Pensamento Pré-Conceptual – Constrói os símbolos. Sua Pré – Leitura – desenvolvimento Literatura infantil – livros de a mentalidade é fantasia (mágica). da linguagem oral, e percepção gravuras com cenas individuais.
6
entre imaginário e palavras. anos 6 Pensamento Intuitivo – Aprendizagem do limite espaço, causa e Leitura Compreensiva – textos Contos de fadas, folclore, a tempo. Fantasia para compreensão e adaptação do real. curtos, com leitura silábica das histórias a respeito de humor a
8
Mentalidade Mágica. palavras. História do cotidiano contos fantásticos. anos com ilustrações. 8 Operações Concretas – Mais comunicativo, a lógica começa a Leitura Interpretativa – Relatos no ambiente escolar e desenvolver-se obtendo capacidade de numerar, ordenar e desenvolve-se a leitura com de amigos. As histórias devem a classificar. textos curtos e fáceis com ser de fantasias animadas e
11
pouca ilustração, tendo fatos infantis. anos orientação com o mundo. Leitura Informativa ou Factual: