Comercio eletrônico
O avanço da tecnologia impulsiona a adaptarmos em um sistema onde o comércio eletrônico é uma realidade cada vez mais presente, em outras palavras o e-business vem provocando mudanças radicais no campo de compra e venda de produtos, e também em prestações de serviços. O impacto é tão grande que atinge quase todo o sistema organizacional.
O comércio eletrônico ou e-business modificou todo o funcionamento de compra e venda de produtos que antes não tinha tanta comodidade como hoje, a disputa por um espaço no novo mercado digital é acirrada e todos os dias aparecem novos sites produtos e serviços que possibilitam os clientes pesquisarem preços, produtos e até mesmo escolher a forma de pagamento tornando o dinheiro vivo muito raro e automaticamente mais seguro.
Os investidores que tem uma boa visão e são otimistas tem em mãos uma ferramenta preciosa que é a capacidade de exibir seus produtos e serviços não só em seu estado, mas em todo o mundo, fazendo assim com que aumente sua fatia no mercado e ganhe proporções bem maiores, para isso é preciso conhecer o e-commerce business-to-comsumer, e-commerce intrabusiness (dentro da empresa) e-government (governo eletrônico).
E-business e e-commerce
E-commerce: ou comércio eletrônico, é o processo de compra, venda, transferência ou troca de produtos, serviços ou informações, realizado por redes de computador inclusive pela internet.
O termo comércio eletrônico é bastante limitado e por isso usa-se o termo e-business que compra, vende, oferece serviços e ainda atende clientes, colabora com parceiros empresariais, realizam transações eletrônicas e e-learning.
Com o advento do e-commerce ele assumiu alguns formatos como, organizações virtuais que estão inseridas apenas no CE, e organizações clique-e-cimento são aquelas que utilizam CE, mas sua principal atividade é no mundo físico.
Benefícios: acesso a mercados nacionais e internacionais; acesso grande quantidade e variedade de produtos e serviços;