A importancia da alfabetização
GILCÉLIA MARTINS BRAZ
RESUMO
O presente trabalho propõe apresentar e discutir o processo de alfabetização da criança, além de procurar argumentos que expliquem as dificuldades de alfabetização e o papel do Supervisor Pedagógico no contexto da alfabetização que visa a preparação do aluno para a cidadania. A coleta de dados foi feita com auxílio da pesquisa bibliográfica. Questões como alfabetização e letramento, aprendizagem da leitura e escrita pela criança e as principais dificuldades encontradas no processo de alfabetização são assuntos abordados neste estudo, que se justifica pela necessidade de discutir e refletir sobre o papel da escola e do professor quanto à prática pedagógica e o desenvolvimento integral da criança.
Palavras-chave: alfabetização, letramento, desenvolvimento, supervisor
INTRODUÇÃO
Perante a situação das crianças que saem das séries iniciais do Ensino Fundamental às vezes sem saber ler e escrever, ou até mesmo que apresentam dificuldades de interpretar e compreender textos de diversos gêneros literários, é muito importante abrir um espaço para discussão, bem como uma reflexão dos profissionais da educação a respeito das dificuldades de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Essa reflexão é necessária, pois com ela podemos ter subsídios para estimular os professores e também os gestores escolares a somarem esforços no sentido de compreender e sanar tais dificuldades, rever a prática pedagógica e motivar os alunos, para que todos aprendam e sejam capazes de ler, escrever e interpretar, com senso crítico e disposição para atuarem na sociedade.
O período de alfabetização é considerado o mais importantes na educação escolar da criança, devendo assim os pais ficarem atentos e os professores precisam ter muito preparo e dedicação. As dificuldades e os fracassos dos alunos nessa fase escolar exigem uma mudança de atitude bem como procurar outros caminhos que