Trabalho
Dentro das onze áreas de atuação existentes na Psicologia, há a Psicologia Social, uma área tão ampla quanto sua definição, que busca compreender o individuo em sociedade, e a forma de interação entre ambos, tendo como principal objeto de estudo a diversidade da subjetividade existente. Não se sabe ao certo,o ano em que surgiu, e embora tenha bases europeias, tem seus fundamentos iniciados nos Estados Unidos da América, por ocasião das migrações de cientistas da Áustria e da Alemanha, expulsos pelo nazismo.
A Psicologia Social foi definida ,segundo Rappaport (1986) como “metodologicamente desenvolvida em termos de uma ciência empírica,assentando-se portanto sobre o estudo de um objeto – os comportamentos sociais-...”
Esta área vem evoluindo cada vez mais. Rappaport, Apud Pepitone(1981) “A grave crise instaurada pela Segunda Guerra Mundial valorizou a pesquisa aplicada na Psicologia Social”. Ou seja, os acontecimentos históricos, também contribuíram para o desenvolvimento desta área, possibilitando a comparação com os dias de hoje,relacionando problemas sociais passados com os atuais.
Os principais temas como preconceito,exclusão social,estereótipo,abuso sexual e violência fazem parte da realidade mundial.São problemas sujeitos a acontecer todos os dias , e o profissional social tem como função nesses casos a resolução imediata e em longo prazo , de problemas psicossociais , o acompanhamento individual do sujeito e sua participação no meio social. Jean Piaget (1970) ressalta que, é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influências sociais.
O psicólogo social tem como objeto de estudo,a interação do homem , indivíduo-ambiente e sua subjetividade ,afinal o ser humano é considerado , um animal social e racional.Busca a promoção de saúde, desenvolvendo atividades complementares , com outros profissionais em espaços institucionais e comunitários, objetivando