OSTEOSPOROSE

726 palavras 3 páginas
2. QUALIDADE DE VIDA

2.1 HISTÓRICO

Qualidade de vida é o que as pessoas querem para si ou consideram prioritário para suas vidas. As sociedades modernas, juntamente com os avanços da medicina e o setor saúde, caminham em direção da melhoria na Qualidade de Vida das pessoas.
O termo Qualidade de Vida surgiu em 1964, quando pela primeira vez o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, “declara que os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas” (FLECK et al, 1999a).
Explica LAURENTI (2003), que há uma preocupação internacional em conseguir medir o patamar em que se encontra a qualidade de vida, tanto em nível individual quanto coletivo e em todas as áreas da vida das pessoas.
Diz PASCHOAL (2000) que, a busca pela qualidade de vida vem emergindo nos últimos trinta anos, sendo considerado um atributo importante no setor saúde, gerando, desta forma, a implementação de políticas públicas de saúde. Estas focalizam indicadores objetivos: morbidade e mortalidade e enfocam variáveis subjetivas como a percepção das pessoas em relação ao seu bem estar e a sua qualidade de vida.
Há, no entanto, registros de que nos últimos doze anos, qua renta países vêm mensurando a qualidade de vida das pessoas, segundo SKEVINGTON et al. (2004 a, b, c).
Com este propósito, o Grupo World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), possui um projeto que envolve dezesseis centros em todo o mundo, sendo o Coordenador localizado na Escócia.
As ciências humanas e biológicas possuem interesses em diagnosticar o padrão e a qualidade de vida, assim como expectativa de vida das pessoas e como estas vivem em seu cotidiano (FLECK et al, 1999a).
De acordo com os estudos elaborados pelo Grupo WHOQOL, que desenvolveu uma escala para mensurar qualidade de vida em perspectiva transcultural, o instrumento
WHOQOL-100 foi criado, sob

Relacionados