A importância da alfabetização
Estar alfabetizado significa ser capaz de reconhecer e compreender os símbolo e com ele produzir mensagens que outros alfabetizados também possa compreender, assim melhorando a comunicação entre todos e melhorando a qualidade de vida.
Alfabetizar é rasgar horizontes, abrir atalhos, apontar saídas, descobrir soluções, criar situações concretas e propor desafios. É fazer o educando trilhar o caminho do conhecimento formal, e levá-lo a apreender “o saber consciente”. Não se trata de uma mera linguagem metafórica, em comparações de efeito literário.
Porém, essa alfabetização cedo se revelou, de algum modo, que respeita às intenções e as classe sociais. Ensinar a ler e a escrever se tornou uma nova competência.
Todas as pessoas tem o direito de ser alfabetizado independente de origem social, sendo que ela abre novos caminhos e melhora a vida por um todo.
Uso de textos na alfabetização a importância da leitura no processo de produção de texto.
O texto é um construtor histórico e social, complexo de muitas faces. Instrumento por onde a linguagem se manifesta. O texto é considerado unidade de ensino, é o alicerce do processo ensino-aprendizagem, ele proporciona atividades de leitura, de produção e análise lingüística. O texto deve constituir-se em objeto de conhecimento para o ensino e aprendizagem da língua, é preciso “alfabetizar letrando”, garantindo desde o início do processo de alfabetização a participação dos alfabetizados em práticas de leitura e produção de textos reais e significativos. É necessário que eles conheçam vários de tipos de textos para que aprendam a identificar as suas formas e funções.
Quando trabalhamos com textos na alfabetização despertamos a curiosidade, revelamos o desconhecido, estimulamos o prazer pela leitura e o interesse em aprender para conhecer.
O planejamento de situações de leitura para crianças que estão se alfabetizando deve considerar que é possível ler, quando ainda não se sabe ler.