A importancia dos jogos pedagógicos na educação infantil
É através dos jogos e brincadeiras que as crianças se relacionam com o mundo, pessoas e com si mesmas, e expõem o que sabem, e o que aprendem, isso inclui o movimento e as mudanças essencialmente da modalidade física das crianças, a relação com os objetos e suas propriedades físicas, como a combinação e associação entre eles.
A linguagem oral e gestual oferecem vários níveis que são utilizados como brincadeira, como os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e atitudes e finalmente os limites definidos pelas regras.
Existem três modalidades básicas: brincar de faz de conta ou com papéis e brincar com materiais de construção e brincar com regras.
As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc. Propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis, por meio de atividade lúdica.
Para um melhor desenvolvimento das brincadeiras e dos jogos das crianças é necessário oferecer-lhes materiais adequados, espaço estruturado onde permitam o enriquecimentos das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis, as brincadeiras e os jogos devem ocorrer de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar, ou os jogos de regras e de construção e assim transgridem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos e até mesmo conhecimentos.
Pode-se utilizar os jogos especialmente àqueles que possuem regras como atividades didáticas, pois os professores devem ter consciência que as crianças não estarão somente brincando, pois há objetivos didáticos em questão.
São desenvolvidas várias aptidões através das brincadeiras a criança passa a desenvolver a pesquisa, obedece regras, resolve problemas, regula seu comportamento de acordo com as situações, a