A importancia do RH
Na medida em que as empresas crescem, se desenvolvem, é natural que o RH evolua. A preocupação com o clima organizacional, a oferta de benefícios cada vez mais atrativos, salários tentadores e perspectivas de crescimento e desenvolvimento se juntam a outros artifícios para aumentar sua capacidade de atrair talentos.
A administração de Recursos Humanos é uma área muito sensível, pois ainda se tem uma imagem ruim do RH, dependendo da cultura que predomina em cada organização e sua estrutura organizacional adotada por cada empresa.
O papel do RH se torna cada vez mais importante e fundamental dentro da empresa, toda a organização é feita por pessoas, são elas que promovem as mudanças necessárias, que estabelecem os limites e potencialidades das empresas. Tomam grandes decisões que conduzem a organização para o futuro.
O principal fator de competitividade é a capacidade de inovar, de pensar diferente e de agregar valores. Porém, lhe dar com pessoas é um dos grandes desafios dos gestores, pois, é um trabalho incerto e complexo, que envolve mudanças profundas em toda organização e pessoas de diversos pensamentos, criação, cultura, crença.
Em seu novo papel, o RH deve delegar o papel de cuidar das pessoas para os gestores de equipes. São eles que precisam aprender a cuidar do seu pessoal dentro de políticas institucionalmente definidas, mas com a sensibilidade e flexibilidade que só o líder pode aplicar. O RH então, neste contexto, deve desempenhar o papel de consultor interno destes líderes, assessorando-os e desenvolvendo suas habilidades de comunicação, liderança e negociação.
Não dá mais para tapar o sol com a peneira, a organização é feita de pessoas. São elas que promovem as mudanças necessárias. São elas que estabelecem os limites e potencialidades das empresas. São elas que tomam as decisões que conduzem a organização para o futuro melhor. Por outro lado, lidar com pessoas representa um dos maiores desafios dos gestores.