A importancia do rh
Foi-se o tempo do “Gerubal Pascoal”, o Chefe do Pessoal, mas muitas Empresas, ainda insistem em preservar essa figura mitológica.
Outras, se dizem na modernidade e aplicam todas as teorias disponíveis no mercado. Tornam-se laboratórios de administradores ditos “visionários”, que na realidade não têm nenhum comprometimento com a organização e seus colaboradores. Simplesmente querem ser responsáveis por um “case” que, de preferência lhes dê muita projeção externa. Estão trabalhando para o seu currículo e não para a organização que lhes paga.Felizmente há Empresas que têm foco na modernidade. Seus administradores estão preocupados com o futuro e para isso investem no presente de forma criativa, porém consistente.
Estão preocupados com todos os aspectos do negócio, não importando em que área trabalhem. Cuidam do produto como se fosse um filho, cuidam dos colaboradores como de si próprios, cuidam dos clientes como a única razão de sua existência.
Essas Empresas são as que se diferenciam das demais e obtém sucesso sustentado.
Os profissionais de Recursos Humanos dessas Empresas têm hoje função estratégica na alta administração, deliberando e projetando o futuro desejado.
Esses profissionais devem ser visionários, mas com os pés bem firmes no chão. Devem planejar e serem criativos na busca de soluções. Devem ser obcecados por atingir objetivos e mais que líderes, componentes do time, capazes de gestos simples, como servir água aos seus colaboradores enquanto eles estão trabalhando arduamente.
Esses profissionais devem ser multiplicados em todas as áreas da Empresa, independentemente de posição hierárquica.
Como as Empresas não existem sem as pessoas, todo administrador deve ser o responsável pelos Recursos Humanos.
Há Empresas que mudaram o nome do departamento de Recursos Humanos para departamento de Gente ou de Talentos Humanos, que em alguns casos não passou de um eufemismo. Em outras já não mais existe formalmente