A importancia do marketing na contabilidade
Quando se fala a palavra contabilidade, qual é a imagem que vem imediatamente à cabeça? Se não for uma pessoa diretamente ligada à contabilidade, è possível que se tenha respondido alguma coisa como:
Imposto de renda, burocracia papelada, balanços indecifráveis etc.
E qual a imagem criada em sua mente quando se pronuncia a palavra contador? Seria uma pessoa de óculos, atrás de uma mesa lotada de papéis, introvertida e detalhista? A marca é, segundo Kotler “,um nome,termo,sinal,símbolo ou desenho que pretende identificar os serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes”.
Se a contabilidade for entendida como uma marca, assim, como se vê “coca-cola” Mc Donalds”etc...,pode-se constatar que a marca contabilidade necessita de um posicionamento.
Segundo Cobra, “o posicionamento da marca é a arte de configurar a imagem de uma empresa ou instituição num dado segmento de mercado, de forma que os consumidores possam entender e apreciar o que o produto, a empresa ou instituição proporciona”.No caso da contabilidade, pode-se entender que ela é a “marca” de uma instituição formada por um corpo de conhecimentos próprios. A maneira como sua empresa se apresenta no mercado de trabalho, pode determinar seu futuro. Pequenos detalhes podem ser definitivos. Valorize, pois, as características de suas aptidões e de seu conceito de trabalho; enfrente tudo com ética e profissionalismo.
Recentemente, no Brasil, foi alterada a lei da Propriedade Industrial e da Proteção e Marca. Sabemos que as Imagens e as Marcas desenvolvem bons relacionamentos com os clientes que terceirizam serviços de contabilidade. Elas servem, também, para transmitir ao destinatário segurança e tranqüilidade, pois a simples visão da marca projeta imediatamente uma consistência do trabalho contratado. Quando alguns profissionais iniciam suas atividades lutam para encontrar uma empresa